Com grande presença de público, foi realizada, de 12 a 15 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes, a Rea Tech Brasil – 11ª Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, que realçou o sucesso dos anos anteriores, trazendo as últimas tecnologias acessíveis, produtos e serviços para os portadores de deficiência física, em cerca de 300 expositores.
Vale destacar que, na cerimônia de abertura da feira, foi assinado um acordo entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Comitê Paraolímpico Brasileiro, que oficializou a realização das Paraolimpíadas Escolares em São Paulo, de 15 a 20 de outubro.
O evento foi uma realização e promoção do Grupo CIPA/Fiera Milano, com participação do Jornal do Brás.
Cobertura jornalística: Eduardo Cedeño Martellotta
Cobertura jornalística: Eduardo Cedeño Martellotta
Censo Inclusão 2012
Márcia Marolo (foto), pedagoga e coordenadora geral de projetos de Inclusão da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, destacou, na Feira Rea Tech, que a secretaria tem como foco principal o Censo Inclusão 2012, primeiro Censo da história de São Paulo direcionado às Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, do qual ela é presidente do grupo de trabalho.
Márcia explicou que foram enviados 2 milhões e 400 mil formulários para todos os domicílios do município pelo cadastro do IPTU. A ideia é obter dados para o Censo Inclusão, através de um cadastro e 26 perguntas, o que pode ser feito também pela internet, através do site http://www.censoinclusao.sp.gov.br. A data limite para preenchimento é 21 de maio. A pessoa deve devolver pelo correio o formulário. As despesas são pagas pela Prodam, empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação de São Paulo. “Até o final de dezembro, iremos disponibilizar os primeiros dados”, disse Márcia.
O censo poderá ajudar na implementação e reforço de políticas públicas, reforçou ela. A secretaria, localizada na rua Líbero Badaró, 425, 32º andar, atende pelo fone 3913-4000. O atual secretário é Antonino Grasso.
Cinema com Acessibilidade nas escolas
Outra novidade na feira foi o Cinema Inclusão, um projeto desenvolvido pela Organização da Sociedade Civil (OSCIP) Mais Diferenças, que trabalha as questões de educação e cultura. O coordenador geral Luiz Henrique Mauch, contou, em entrevista ao Jornal do Brás, que, por meio desse projeto, é disponibilizado um acervo de filmes de curta-metragem acessíveis, contando com recursos de áudio e descrição, legenda para surdos e sinalização de janela de libra.
O objetivo, disse Mauch, é trazer, para dentro do universo das escolas, a ferramenta do cinema como uma perspectiva de incentivo à produção áudio-visual e nos processos de inclusão. “Para que consigamos, através dos filmes, sensibilizar nos alunos, a importância da inclusão das pessoas com deficiência”, completou.
O Cinema Inclusão foi implementado na rede pública de Cajamar, Osasco e Guarulhos.
Ele ressaltou que o projeto pode ser desenvolvido em qualquer espaço de cultura ou ainda em escolas privadas e públicas. “A ideia é que o professor, com a caixa, consiga exibir todas as sessões e fazer as discussões pertinentes”, disse o gaúcho Mauch.
Contatos através do fone 3881-4610 ou pelo e-mail md@md.org.br.
Esportes Paraolímpicos
Outras importantes participações na feira foram o Comitê Paraolímpico Brasileiro e a Associação Desportiva para Deficientes – ADD, que fizeram demonstrações de basquete, vôlei, corrida e bocha para deficientes, na ADD Sports Arena, montada no Centro de Exposições Imigrantes.
Tiago Ribeiro, na foto com o amigo Paulo, participa da equipe de vôlei paraolímpico e fez demonstrações do esporte para o público presente. Ele atua pela equipe Tottus do CPSP – Clube dos Paraplégicos de São Paulo.
“O evento é maravilhoso e mostra um mundo que as pessoas não conhecem, que é o da deficiência”, disse ele, que participa há três anos consecutivos na feira Rea Tech.
Bradesco
Itaú
FIAT