*Ivan
Cavilha, fundador e CEO da Yoface
Muitas
empresas se preocupam com o número de vendas, resultados alcançados e títulos
conquistados, mas, nem sempre, todas se lembram de considerar com a mesma
atenção o primordial para continuarem existindo: atender às expectativas e
necessidades de seus consumidores. Quando se abre uma empresa, é fundamental
entender que um cliente satisfeito faz parte da obrigação de todo negócio que
deseja prosperar.
Para
isso, é necessário que as companhias invistam em um atendimento rápido, eficaz
e, acima de tudo, respeitoso com seus clientes. No caso do setor óptico, esse
atendimento deve contar com uma atenção ainda maior, visto que os óculos
contribuem para uma parte sensível do rosto e muitas vezes as pessoas não
possuem um óculos reserva para aguardar durante o tempo de reparo, por exemplo.
De
acordo com a pesquisa realizada pela Hibou no final de 2020, um bom atendimento
ao cliente é fundamental para 94% dos entrevistados, perdendo apenas para a
questão da qualidade, que é considerada essencial para 98% dos participantes. O
levantamento também revela que 96,7% dos consumidores entrevistados consideram
o atendimento ao cliente satisfatório quando são ouvidos por um atendente. Isso
mostra que os clientes prezam por um atendimento humanizado e esclarecedor.
Com o
uso da tecnologia cada vez mais avançado, já é possível oferecer todos os
requisitos desejados por meio do e-commerce, sem perder a humanização e o
respeito pelo consumidor. No mercado óptico, muitas empresas já trabalham para
oferecer soluções práticas e inovadoras, como o uso da inteligência artificial
para a produção de óculos 100% personalizados, proporcionando conforto,
resistência e leveza para toda estrutura de nariz. Isso é fantástico, pois os
consumidores podem obter tudo que precisam sem sair de casa.
Ainda
segundo a pesquisa da Hibou, 52% dos entrevistados afirmam que o atendimento
prestado pelos funcionários pode impactar totalmente na experiência de compra.
Isso evidencia a importância das empresas treinarem e motivarem seus
colaboradores para um tratamento com mais empatia e humanização. Além disso,
funcionários mais motivados e satisfeitos são capazes de produzirem até 50% a
mais, o que beneficia ambos os lados.
Com
isso, fica cada vez mais evidente a importância das companhias investirem em
soluções inovadoras e atendimento personalizado, elevando a experiência do
consumidor. Também é importante pontuar que investir em um atendimento eficaz
contribui para que as empresas compreendam as necessidades de seus clientes,
identificando quais são os pontos de melhoria e aumentando as chances do
cliente se fidelizar à marca.
O
fato é que os clientes são a parte mais importante do nosso trabalho. Por isso,
atender bem sempre será a nossa tarefa diária mais importante. E quando eu falo
sobre atender bem, não significa disponibilizar apenas um SAC ágil, mas também
assumir uma postura em que a marca represente seus clientes, defendendo os
valores e propósitos que a fizeram existir, razões pelas quais um consumidor
nos escolhe.
*Ivan
Cavilha é formado em Gestão de Marketing, com MBA em
Administração de Negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing
(ESPM). Ivan conta com mais de 18 anos de experiência no setor óptico, mais
especificamente nas áreas de marketing e vendas de grandes empresas. O
executivo foi responsável pelo desenvolvimento da startup Absurda e foi gestor
comercial do canal óptico da Chilli Beans. Após viagens para diversos países e
pesquisas para aprofundar ainda mais o seu conhecimento, Ivan uniu a
experiência que conquistou ao longo de sua carreira e a vontade de empreender
para liderar seu próprio negócio. Em 2018, criou a Yoface, primeira empresa a
produzir óculos impressos em 3D no país, por meio de inteligência artificial e
manufatura aditiva, com produtos altamente sustentáveis, peças exclusivas e
customizadas.
Sobre
a Yoface
Fundada em 2018 por Ivan Cavilha, a Yoface é a primeira marca brasileira a
produzir óculos impressos em 3D, customizados por meio de inteligência
artificial e produzidos via manufatura aditiva. Com o objetivo de unir
tecnologia e sustentabilidade, a marca oferece peças exclusivas e customizadas,
com design único, leveza, durabilidade e conforto para seus clientes. A Yoface
é a primeira marca brasileira a produzir uma rede neural para escanear um rosto
virtualmente, e pretende massificar a customização através de seu sistema YCS
(Yoface Custom System).
Fonte: KR2 Comunicação.