Home office e maior tempo em casa levaram a aumento de lixo doméstico, condição ideal para proliferação de pragas urbanas
Embora
a quarentena devido à Covid-19 tenha terminado em várias cidades do Brasil, a
rotina de parte dos brasileiros não voltou ao normal. Muitos continuam no
esquema de home office e alguns seguem com os filhos estudando de casa.
Esses
novos hábitos levaram a Associação dos Controladores de Vetores e Pragas
(Aprag) a emitir alertas sobre o aumento da circulação de pragas urbanas -
ratos, baratas e outros vetores - próximo às residências, uma consequência
direta do maior volume de lixo gerado nos lares, o que cria o ambiente propício
para a proliferação dessas pragas.
"A
sociedade se adaptou, aprendeu a cozinhar mais por conta própria ou a aumentar
o número de vezes que compra comida via delivery. Com as escolas fechadas e as
crianças em casa, os lanches também se tornaram frequentes, ocasionando um
acúmulo de migalhas de alimentos em móveis, estofados e no chão de casa",
diz Maria Fernanda Zarzuela, bióloga e coordenadora de Field Solutions da
Bayer.
Neste
contexto, é imprescindível que as famílias adotem hábitos para manter a casa
livre de baratas. Segundo Maria Fernanda, é preciso manter os ambientes limpos,
arejados e, sempre que possível, fechar bem o saco de lixo, colocando-o fora de
casa o quanto antes. "Esta cautela é necessária porque pragas e insetos
são resistentes e se reproduzem com facilidade em ambientes úmidos e escuros.
Também é fundamental armazenar os alimentos dentro de potes bem fechados,
colocados em geladeiras ou armários", alerta a especialista.
Visitas
indesejadas
Com
a proximidade da primavera e o aumento das temperaturas, é preciso redobrar a
atenção com as baratas. Com o calor, estas pragas urbanas se multiplicam com
velocidade e entram nas casas em busca de alimento como restos de comida,
plantas murchas, animais em decomposição, entre outros.
Além
de provocar asco, as baratas estão associadas a uma série de doenças. Uma delas
é a asma, uma vez que os restos de baratas mortas e outras secreções do inseto
são alérgenos, provocando reações respiratórias nas pessoas que sofrem com
alergias e problemas respiratórios.
"Cerca
de 80% das crianças asmáticas que vivem em áreas urbanas são sensíveis aos
componentes das baratas. Muitas vezes, tal irritabilidade é maior do que as
produzidas por ácaros ou outros animais", diz a bióloga. A presença desses
insetos também pode ocasionar outros problemas como diarreia, febre, micoses,
vômito, infecção urinária e alimentar.
No
Brasil, as espécies de baratas mais recorrentes são a de esgoto e a
francesinha. A primeira, como o próprio nome já diz, habita em galeria de
esgotos, lixos, caixas de gordura e outros locais insalubres. Em média, ela tem
cinco centímetros de comprimento e costuma sair de ralos, lixos, tubulações ou
vir pela janela. "Para uma prevenção efetiva, o ideal é vedar estes
lugares com tela", orienta a bióloga. Já a barata francesinha é menor,
usualmente encontrada dentro de armários, na borracha de vedação de geladeiras,
atrás de móveis e frestas.
Se
mesmo com medidas de prevenção os insetos continuarem aparecendo, é possível
recorrer a produtos como inseticidas. A Bayer, por exemplo, tem em seu
portfólio a marca K-Othrine® que possui uma linha completa de combate à essas
pragas. Com produtos em forma líquida, gel ou pó que podem ser aplicados em diversos
locais da casa para prevenir o aparecimento ou combater infestações já
existentes de baratas, formigas, moscas e até mesmo pulgas. De fácil manuseio e
aplicação, as soluções podem proteger a casa por até três meses sem oferecer
riscos à saúde dos moradores ou pets existentes na residência.
125 anos da Bayer no Brasil
A
Bayer celebra, em 2021, 125 anos de Brasil. Chegou ao País em 1896, abrindo a
primeira fábrica no Rio de Janeiro; Hoje, está presente em mais de 30 cidades,
com 6.500 profissionais espalhados de norte a sul. O Brasil é o maior mercado
da Bayer na América Latina e local de grandes descobertas na medicina, de novas
tecnologias para o campo e de inovações que melhoram a qualidade de vida do
brasileiro e contribuem para o desenvolvimento do país.
O
Grupo está atento aos novos desafios da humanidade, cada vez mais coletivos e
que não podem ser solucionados por atores isolados. Por isso, tem investido
cada vez mais em modelos de negócios baseados em colaboração, por meio de suas
três divisões e do seu primeiro hub de inovação aberta da América Latina, com
parcerias relevantes para os negócios.
E
para construir os próximos 125 anos, mais que fortalecer sua voz, a Bayer quer
ampliar sua escuta e entender cada vez melhor as expectativas da sociedade e as
necessidades dos clientes: seja o agricultor, o médico, o paciente, o
consumidor - e a sua gente, cada vez mais plural e diversa; quer estreitar
laços, alinhar expectativas, promover o diálogo, aproximar sua comunicação e
construir os próximos passos da empresa junto ao público. Porque Você e Bayer:
é bom. Para saber mais, acesse www.bayer.com.br
Declarações
prospectivas
Este
comunicado pode conter declarações prospectivas baseadas nas previsões atuais
da equipe executiva da Bayer. Diversos riscos, incertezas e outros fatores,
conhecidos ou desconhecidos, podem gerar diferenças materiais entre os reais e
futuros resultados, situações financeiras, desenvolvimentos e desempenhos da
empresa e as estimativas apresentadas aqui. Esses fatores incluem aqueles
discutidos nos relatórios públicos da Bayer, disponíveis no site da empresa: https://www.bayer.com. A companhia se isenta
de qualquer responsabilidade pela atualização destas declarações prospectivas e
pela precisão de eventos e desenvolvimentos futuros.
Fonte: jeffreygroup