Conheça detalhes do Trem Intercidades que ligará São Paulo a Campinas



    Divulgação: TIC Trens

O Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte será um trem de alta velocidade que ligará São Paulo e Campinas, com parada em JundiaíO projeto inclui também o Trem Intermetropolitano (TIM), que ligará Jundiaí e Campinas. 

O projeto do TIC e do TIM visa melhorar o transporte intercidades e a mobilidade urbana, segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos de SP.  

De acordo com o site "Metrô CPTM" em sua

postagem de 27/3/2025, a TIC Trens, futura 

operadora da Linha 7-Rubi e do Trem

Intercidades, deverá ter uma frota de trens

de 52 composições.

As informações constam do infográfico 

da concessionária divulgado nas suas 

redes sociais. 

Ainda no infográfico, a TIC Trens herdará 

30 trens coreanos e comprará 22 novos 

trens, sendo 15 deles para o serviço 

regional entre São Paulo e Campinas.

Para a Linha 7-Rubi serão empregados 

30 trens da Série 9500 fabricados pela

empresa sul-coreana Hyundai Rotem.

O site informa também que as composições 

têm capacidade para 2.000 passageiros e

velocidade máxima de 90 km/h.

A TIC Trens irá adquirir ainda sete 

novos trens para o serviço TIM (Trem 

Intermetropolitano). O modelo escolhido 

será semelhante às composições da Série 

2500 e será fabricado pela empresa CRRC, 

parceira da concessionária.

Os trens contarão com capacidade para 

2.048 passageiros e terão velocidade 

máxima de 90 km/h. Os trens vencerão

a distância de 44 km entre Jundiaí e 

Campinas em 33 minutos.

Ainda de acordo com a publicação, a 

concessionária deverá adquirir 

também 15 trens de média velocidade 

fabricados pela CRRC. As composições 

deverão transportar até 860 passageiros 

por composição.

E existe a possibilidade de que a TIC Trens 

opte pelos modelos conhecidos por CINOVA 

2.0. Os trens que são adotados pelas 

ferrovias chinesas possuem capacidade de

se deslocar em velocidades de até 160 km/h

cumprindo o requisito do projeto.

As novas e modernas composições deverão 

vencer a distância de 101 km entre São 

Paulo e Campinas em até 64 min.

O serviço TIC vai ser o mais rápido em

operação no Brasil, completa o site

"Metrô CPTM".


Cronograma

O projeto está na fase de execução do

projeto básico, que irá até setembro

de 2025. Na sequência, virá o projeto

executivo. As obras têm previsão de 

início em maio de 2026.

A TIC Trens assumirá os serviços da 

Linha 7-Rubi em novembro de 2025. 

Por fim, o serviço TIM iniciará suas 

operações em maio de 2029 e o TIC

partirá em abril de 2031.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/


Resumo 

TIC Eixo Norte 
  • Será um trem expresso entre o terminal da Barra Funda, Jundiaí e Campinas
  • Percorrerá 101 km em 64 minutos
  • Capacidade para até 860 passageiros por viagem
  • Velocidade máxima de 140 km/h
  • Previsão de início das obras em maio de 2026
  • Previsão de início da operação em abril de 2031
  • Investimento total de R$ 14,2 bilhões
TIM 
  • Será um trem parador entre Jundiaí e Campinas
  • Percorrerá 44 km em 33 minutos
  • Capacidade para 2.048 passageiros
  • Paradas estratégicas nas cidades de Louveira, Vinhedo e Valinhos
  • Previsão de início das obras em maio de 2026
  • Previsão de inauguração em maio de 2029                                                                                                                                  

Divulgação: Secretaria de Parcerias em

Investimentos

Tarifas

1) Serviço Expresso (TIC) entre Campinas e São Paulo, com parada em Jundiaí.

– Tarifa média de R$ 50,00 e tempo de viagem de 64 min.

2) Serviço Parador (TIM) entre Campinas e Jundiaí, com paradas entre as cidades (Louveira, Vinhedo e Valinhos).

– Tarifa de R$ 14,05 e tempo de viagem de 33 min.

3) Serviço da Linha 7 – Rubi, entre Barra Funda e Jundiaí, com 17 estações.

– Tarifa de R$ 5,00 e tempo de viagem de 61 min.


SUGESTÃO DO PORTAL E5

Que a futura Estação Valinhos receba o nome Valinhos-Adoniran Barbosa, em homenagem ao torrão natal do cantor, compositor e ator Adoniran Barbosa (João Rubinato), autor de sucessos como "Trem das Onze", "Samba do Arnesto" e "Saudosa Maloca".

Eduardo Cedeño Martellotta

Jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte pela FMU. Editor Geral, Redator e Repórter do Jornal do Brás (2004 a 2021). Coautor e Prefaciador de livros e antologias da Editora Matarazzo. Autor dos livros "Brás e seus Logradouros - origem e história", "Vamos falar de Jundiaí?", "Anos 90 Palmeirenses - Da Quebra do Tabu à Conquista da América" e "21 Contos nos Bairros de São Paulo". Trabalhou nas Rádios DaCidade AM e Terra AM. Criador e Editor do Portal E5 (2010 a 2025).

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